Dia Internacional das Crianças Desaparecidas


O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado a 25 de Maio. A data foi escolhida pelo facto de a 25 de Maio de 1979, Ethan Patz, criança de seis anos de idade residente em Nova Iorque, ter desaparecido sem nunca ter sido encontrada. Nos anos seguintes os pais, familiares e amigos, reuniram-se sempre na data do seu desaparecimento.

Em 1983, o Presidente dos Estados Unidos da América Ronald Reagan decidiu dedicar o dia a todas as crianças desaparecidas. Em 1986 o dia 25 de Maio adquiriu uma dimensão internacional. Em Portugal foi assinalado pela primeira vez em 2004, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança (IAC) de forma a sensibilizar a comunidade para este flagelo.

O objectivo é encorajar a população e a comunicação social a reflectir sobre todas as crianças que foram dadas como desaparecidas, espalhar uma mensagem de esperança e solidariedade no plano internacional para os pais e restantes famílias que vivem esta problemática, levar as autoridades a reflectir na prevenção, nas estratégias a implementar em colaboração com as entidades responsáveis pela Educação, pela Justiça e pela Segurança, como refere o Instituto de Apoio à Criança.

Em Portugal desaparecem diariamente em média duas crianças ou jovens até aos 18 anos. A maioria é recuperada mas infelizmente não são todos.

Não sejas uma vítima fácil...



Comentários