Quem é que não gosta de adivinhas?...


Adivinhas engraçadas



1. Que semelhança existe entre um forno e uma sapataria?

2. Adivinhar, adivinhar, qual a primeira coisa que se faz ao acordar?

3. Qual é o céu que não tem estrelas?

4. O que será, que será, que todo o nariz tem na ponta?

5. Qual é a coisa, qual é ela, que tem uma perna mais comprida que a outra, e noite e dia anda sem parar?

6. Qual é a coisa, qual é ela, que quando seca, fica molhada?

7. Qual é a coisa, qual é ela, que mal entra em casa, se põe logo à janela?

8. Qual é a coisa, qual é ela, que aberto guarda tudo e fechado não guarda nada?

9. Todos me pisam, não piso ninguém, todos perguntam por mim, não pergunto por ninguém.

10. Qual é a coisa, qual é ela, que entra na água e não se molha?

11. O que será, que será, que são sete e são irmãos. Cinco vão à feira e só dois é que não vão.

12. Qual é a coisa, qual é ela, que quanto mais se tira, maior fica?

13. O que será, que será, que mesmo sendo nosso, é mais usado pelos outros?

14. Qual é a coisa, qual é ela, que quem a dá, fica com ela?

15. O que é que vai à mesa, parte-se e reparte-se e não é para comer?


Soluções:

1. Na sapataria há sapatos. O forno assa patos.

2. Abrir os olhos.

3. O céu da boca!

4. A letra Z.

5. O relógio.

6. A toalha.

7. O botão.

8. O guarda-chuva.

9. O caminho.

10. A sombra.

11. Os dias da semana.

12. O buraco.

13. O nome.

14. A queda.

15. O baralho de cartas.



Adivinhas de animais



1. Que animal demora mais tempo a descalçar-se?

2. Sou gago quando digo o meu nome, como me chamo?

3. Qual é, qual é, animal que tem todas as vogais no seu nome?

4. Tem orelhas de gato, e gato não é, tem focinho de gato, e gato não é, tem rabo de gato, e gato não é, quem é?

5. Qual é coisa, qual é ela, que não tem pés, nem corpo, nem bico, mas pode ter um filhinho, com pés, corpo e bico?

6. De que cor é o cavalo branco de Napoleão?

7. Verde como a floresta e floresta não é, fala como gente mas gente não é.

8. O que é, que é, que foge da luz do dia,, não tem penas e voa, e com leite os filhos cria?

9. Qual é o animal que traz sempre a casa às costas?

10. Qual o animal que tem as patinhas na cabeça?

11. Deram-me má fama porque a lama é o meu elemento. A alguns dos meus irmãos metem moedas lá dentro!

12. Quando me assusto ponho a cabeça na terra. Tenho asas sem voar mas se corro não me consegues apanhar!

13. Vem ao campo de noite se me quiseres conhecer, sou senhor de grandes olhos, cara séria e muito saber.

14. Se mudar uma letra no meu nome, irá apararecer o nome do meu maior inimigo. Quem sou?

15. Qual o animal que anda com as patas?

16. Qual é a coisa, qual é ela, que acende sem fazer lume?

17. Qual é o animal que come com o rabo?

18. Qual é o cavalo que gosta mais de tomar banho?



Soluções:

1. A centopeia.

2. Hipopótamo.

3. A toupeira.

4. A gata.

5. O ovo.

6. Branco.

7. Papagaio.

8. Morcego.

9. Caracol.

10. Piolho.

11. Porco.

12. Avestruz.

13. Mocho.

14. Rato.

15. Pato.

16. Pirilampo.

17. Todos, porque nenhum tira o rabo para comer.

18. Cavalo marinho.

Estas e mais adivinhas aqui.


Comentários