segunda-feira, 24 de maio de 2021

 Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se, mais uma vez, o Concurso Nacional de Leitura que tem como objetivo principal “estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”. Decorrida a primeira fase do concurso, realizada nas escolas, ocorreu a Fase Intermunicipal. Este ano coube, pela segunda vez, à Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes a organização da Fase Intermunicipal – Médio Tejo, nos dias 22 e 23 de abril em formato ajustado à situação pandémica que atravessamos. A organização da prova contou com a colaboração do AES, nomeadamente na elaboração, na correção das provas e na apresentação do evento.

Esta fase desenrolou-se em duas etapas: no dia 22 de abril, todos os alunos realizaram, à distância, nas suas escolas/bibliotecas, uma prova escrita. Entre os cinco alunos, por escalão, com melhor desempenho que foram apurados para a etapa seguinte (que se realizou no dia 23 e que constou de duas provas: leitura expressiva e argumentação),  estavam 3 alunos do AES, a saber: Alice Figueiredo (1º ciclo); Lara Nunes (3º ciclo) e Beatriz Nunes (secundário).

Findas as provas, foram apurados dois alunos em cada escalão para representar a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na Fase Nacional, que decorrerá em Oeiras, no dia 5 de junho.

Mais uma vez, o AES está representado na Fase Nacional, pois a aluna Lara Nunes, do 3º ciclo, foi uma das vencedoras no seu escalão.


O CNL na voz dos alunos ...


"Para os alunos, estes concursos são sempre uma grande oportunidade de viver novas experiências e também uma forma da escola mostrar o trabalho que desenvolve junto da comunidade escolar. O Concurso Nacional de Leitura prepara-nos para novas situações, e principalmente faz com que conheçamos novas obras, que provavelmente nunca leríamos se não fossemos ao concurso. No meu caso, já consegui chegar até à fase nacional, e continuo a desafiar-me a mim própria em todas as provas com o desejo de também levar o nome da escola mais longe..."

                                                                           Lara Nunes, 8ºA (finalista)

Eu sempre apreciei concursos do tipo do Concurso Nacional de Leitura (CNL), como as Olimpíadas de Português e a Literacia 3di e já participei em diversas edições, mas o CNL é definitivamente o meu favorito. Eu adoro ler e gosto sempre de descobrir novos autores e obras para me entreter e, do meu ponto de vista, o CNL promove exatamente isso. É interessante como nesta prova é explorada, não só a nossa capacidade de decorar informações acerca de uma história, mas também a nossa interpretação, ... Além disso, é sempre divertido participar neste tipo de atividades extracurriculares e, como já referi, descobrir novas obras e autores. Por exemplo, eu nem sequer sabia da existência dos dois livros que estavam a concurso, mas adorei ler ambos. Por isso, sim, adorei participar nesta atividade e mal posso esperar pela próxima edição.

Beatriz Nunes, 10ºA

A minha participação…

Eu gostei muito do concurso, de participar, mesmo não tendo passado à fase seguinte.

Foi divertido e desafiante!

A história era muito engraçada!

Para o ano vou voltar a participar. Obrigado!

                                                                         Salvador Ribeiro, 4ºJ












Sem comentários:

Enviar um comentário

Clássicos em Rede - Olimpíadas da Cultura Clássica

  No âmbito do Projeto Clássicos em Rede, vários alunos das turmas A e C do 7º ano conheceram os mitos gregos - Pandora e os titãs.  Clica n...