Concurso -  "Ser escritor é cool"

Desafio nº 2 - 1º e 2º ciclos  

Os computadores não substituem os livros. Concordas?


Texto finalista

1º ciclo

Os computadores não substituem os livros. Concordas? 

Eu concordo com esta afirmação porque tal como disse Bill Gates “É claro que os meus filhos terão computadores, mas antes terão livros”.

 Ler um livro é muito diferente do que ler no ecrã de um computador, tem a sua importância, a sua utilidade, mas não substituem os efeitos benéficos da leitura de um livro em papel.

 Quando temos um livro é como ter um amigo ao nosso lado, fazemos sempre uma viagem imaginando as pessoas, os sítios, os cheiros que aquela história nos conta.

Os computadores para mim são muito úteis para trabalharmos, para fazer pesquisas, até para comunicarmos uns com os outros, mas nada substitui o folhear de um bom livro, de passarmos um bocado a sonhar de olhos abertos.

Com um livro nunca nos sentimos sós. Mas nada tira a importância que têm os computadores nesta nossa época.

Dizem que em breve vão acabar os manuais escolares, que serão substituídos pelos computadores. Já imaginaram o número de computadores que se vão partir e estragar nas mãos de alunos que não têm cuidado com as suas mochilas?

E o prazer que dá folhear as folhas dos manuais escolares nos primeiros dias de escola? E o cheiro dos livros novos?

Por isso, para mim, nada substitui os livros.

Deixai-me com os meus livros, com eles eu sinto-me feliz, sonhador e livre. E como eu adoro os livros, espero que vocês parem de dizer que os computadores são melhores, porque não são!

Boas leituras para quem gosta de livros como eu!

                                                                          Luís Ruivo, 4ºC, EBS              

Comentários